Turma da Mónica
Segunda-feira, 14 de Agosto de 2006

Instituto Cultural Mauricio de Sousa

 

 

A Mauricio de Sousa Produções vem desenvolvendo programas institucionais voltados para a comunidade há mais de uma década.

A linguagem simples, direta e bem-humorada dos personagens permitiram que centenas de campanhas fossem desenvolvidas e complexos conceitos foram assimilados por crianças e adultos de forma eficaz e divertida.

 

Os resultados positivos desta experiência deram origem a um novo segmento do Grupo Mauricio de Sousa: O Instituto Cultural Mauricio de Sousa, que pretende uma participação mais efetiva e sistemática na execução de projetos de ação social.

 

O objetivo é levar a filosofia e a força de comunicação da "Turma da Mônica" para desenvolvimento de programas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e cultura.

 

O Instituto Cultural Mauricio de Sousa une-se, assim, à outras organizações, fundações e institutos, que se mobilizam e contribuem para a construção de um Brasil melhor e uma sociedade mais justa.


 

Campanhas:

 - Coração Bate Feliz

 

 

 

A Interamerican Heart Fundation é a responsável pela difusão do material e metodologia da American Heart Association, que é o principal instrumento americano na prevenção e tratamento das doenças cardíacas.

 

Em Fevereiro de 1987, os Estúdios Mauricio de Sousa receberam a visita da Dra. Beatriz Champagne, diretora do projeto Heart Power, promovido pela American Heart Association.

 

Tal programa envolve os EUA, Canadá e alguns países da América Latina.

Ao conhecer nosso trabalho, Dra. Beatriz demonstrou enorme interesse em desenvolver, em parceria, um projeto semelhante, nos moldes de nossa realidade.

Sua participação seria no sentido de nos fornecer respaldo didático da American Heart Association.

Assim, o projeto ganha uma roupagem típicamente brasileira com a turma da Mônica e é batizado com o nome "Coração Bate Feliz".

O Programa tem como objetivo básico estimular as crianças a desenvolverem determinados hábitos para que, no futuro, tenham uma vida mais plena e um coração mais saudável.

O projeto atingirá crianças estudantes de 7 a 16 anos, como público alvo, e como paralelo, a comunidade.

O "Coração Bate Feliz" trata de dois aspectos fundamentais: o de prevenção (fatores de riscos cardiovasculares mutáveis) e o de suporte básico de vida.

 

Em prevenção os assuntos tratados serão:

  • Combate ao fumo.
  • Estímulo às práticas esportivas e combate ao sedentarismo.
  • Alimentação saudável.

 

Em suporte básico de vida:

  • Ressuscitação - aperfeiçoamento de suporte básico de vida para crianças.
  • Visa o aprendizado das manobras básicas de ressuscitação por crianças e pais.

 

A Divisão de Saúde do Instituto Cultural Mauricio de Sousa FUNCOR, INCOR e médicos que chefiam cadeiras nas universidades farão parte de uma comissão de controle.

Esta comissão dará orientações a médicos residentes e educadores que, por sua vez, farão um treinamento com os professores, no sentido de orientá-los quanto ao objetivo do programa, as formas de utilização do material e metas a serem alcançadas.

 

O material utilizado neste trabalho será composto de livros, cartazes, fitas de áudio, fitas de vídeo, cartilhas de orientação de professores, CD-Rom, bonecos, botons, crachás e certificado.

 

Além do trabalhado em sala de aula, o Coração Bate Feliz estará presente, reforçando o projeto em todos os maiores veículos de comunicação como revistas, televisão, rádio e internet.

 

Assim, o Coração Bate Feliz é um marco na história da cultura brasileira, onde temos plena consciência e certeza de um futuro mais saudável e feliz para os adultos de amanhã.

 

 

 

 

 

logo  - Mais informações no site oficial da Turma da Mônica -

 

http://www.turmadamonica.com.br/index.htm

 

Sinto-me:
Música: Ir ao Cinema
Publicado por... Claudio Louro às 12:47
link do post | Comentar | adiciona-me aos favoritos! - diz a Turminha!
1 comentário:
De Bruno a 15 de Agosto de 2006 às 17:53
Desde já queria vos dizer que este blog da Turma mais divertida a Turma da Mônica está Ri-Fixe!
Gostei muito! E acho que é muito intressante o que eles estão a fazer no instituto cultural Maurio de Sousa Produções.


Comentar post

Entrar'

mais sobre mim

Posts da Turma

Em Construção - Brevement...

eles cresceram! E o Blog?...

BlogBlogs.Com.Br
blogs SAPO
RSS